Esta viagem a Londres foi realizada em 2009, portanto não vou falar de preços e gastos em concreto, pois com certeza que muita coisa mudou. Vou antes, sugerir locais com entradas gratuitas, visto que esse facto manteve-se ao longo destes 2 anos, o que é uma excelente forma de salvaguardar dinheiro, conhecendo o máximo de coisas a custo zero. O que não falta a esta cidade são propostas nesse âmbito. Só posso dizer que aproveitei ao máximo, na companhia do meu mais-que-tudo com o mínimo possível, bem ao estilo low-cost. Sem mais demoras aqui está o roteiro, vivenciado na primeira pessoa do plural e cheio de sugestões culturais!
Câmbio
Não esquecer de trocar os euros por libras. Evitar as lojas de câmbio nos aeroportos, só em último recurso, pois as taxas cobradas são muito abusivas.
Câmbio
Não esquecer de trocar os euros por libras. Evitar as lojas de câmbio nos aeroportos, só em último recurso, pois as taxas cobradas são muito abusivas.
Deslocação Aérea
Entre no avião, sente-se, aperte o cinto de segurança, relaxe, prepare-se para voar, olhe lá para fora, tem uma bonita vista ao seu alcance. Faça boa viagem!
Existem 4 aeroportos principais em Londres, mas a partir do Porto apenas se pode viajar para 2 deles, Stansted (através da Ryanair) e Gatwick (através da TAP e Easyjet). O aeroporto de Stansted fica mais longe do centro e é necessário apanhar um bus, já o de Gatwick para além do bus existe outra alternativa, o comboio, o que torna a viagem mais rápida.
Ficamos instalados na periferia da cidade, no hotel Ibis, situado em Wembley. Pequeno-almoço incluído com tudo a que temos direito, a um bom preço. Hotéis no centro da cidade é para esquecer, são demasiado caros, é preferível ficar acomodado um pouco afastado do centro. Já que se trata do nosso dinheiro a voar da carteira, ao menos, que seja bem gasto. Ninguém quer pagar mais quando pode ter as mesmas condições a preços inferiores! Neste caso, evite o centro, a não ser que consiga uma excepção.
Nota: as tomadas em Londres são diferentes das nossas, não esquecer de levar um adaptador.
Wembley Stadium |
O metro de Londres é o mais antigo do mundo contando com cerca de 400km de linhas, pelo que abrange todo o centro e periferia da cidade, sendo o meio de transporte ideal para um turista se deslocar. O comboio por sua vez é uma boa alternativa ao metro, visto que, a cidade possui uma vasta rede de túneis. A não perder a experiência de andar no típico bus vermelho de 2 andares.
- Sight seeing bus
- Barcos no rio Tamisa
- London Eye
Apanhe o sight seeing bus ou faça uma viagem de barco sobre o Tamisa e conheça Londres de uma forma panorâmica. Para que a vista sobre a cidade seja completa, se poder, vá até ao London Eye, que é uma das atracções turísticas mais concorridas e desfrute do cenário.
- Barcos no rio Tamisa
- London Eye
Apanhe o sight seeing bus ou faça uma viagem de barco sobre o Tamisa e conheça Londres de uma forma panorâmica. Para que a vista sobre a cidade seja completa, se poder, vá até ao London Eye, que é uma das atracções turísticas mais concorridas e desfrute do cenário.
O Que Visitar?
Algumas sugestões do que se pode fazer por Londres, desde actividades em espaços ao ar livre, com ou sem entretenimento, passando por visitas a museus e/ou monumentos e terminado com algumas propostas culturais.
Espaços Ao Ar Livre / Entretenimento
- Render da Guarda Real em Buckingham Palace
- Porto Bello Road e Porto Bello Market
- Notting Hill
- Hyde Park
- Piccadilly Circus
- Irish Pubs
Render da Guarda Real
Assista ao render da Guarda Real, um ritual que acontece todos os dias durante os meses de Verão e alternadamente durante os meses de Inverno, às 11h em frente ao Buckingham Palace.
Porto Bello Road
Porto Bello Market, um dos maiores e mais famosos mercados de Londres, onde se pode encontrar de tudo um pouco, desde roupa e acessórios, artesanato, antiguidades, peças vintage, vinis ou mesmo frutas e legumes...
Notting Hill
Caminhe por Notting Hill e deixe-se envolver pela serenidade deste bairro e pelas cores suaves presentes nas casinhas, absolutamente lindas. Pare para tomar um café numa das várias esplanadas existentes nesta zona.
O Hyde Park é um dos pulmões da cidade, passeie pelo parque e respire a natureza.
Piccadilly Circus é uma das zonas centrais mais movimentadas da cidade, passe o final de tarde num Irish Pub, na companhia de um copo de vinho ou se preferir cerveja, peça um pint.
Irish Pub |
Museus e Monumentos
- Tower Bridge
- Madame Tussauds
- British Museum
- Natural History Museum
- Royal Albert Statue / Royal Albert Hall
- Relógios espalhados pela cidade
- Science Museum
Tower Bridge
Locais obrigatórios para um registo fotográfico: Tower Bridge, Big Ben, Houses of Parliament e toda a área envolvente. Nós optamos por apanhar um Sight seeing bus, para ver tudo isso de uma forma rápida, visto que ainda queriamos ir a museus.
Sight seeing bus |
Madame Tussauds (Museu de Cera), situado em Marylebone, é uma das principais atracções devido às suas figuras realistas em cera.
British Museum
Visite o British Museum, e deixe-se fascinar por milhões de anos de história. Pode-se encontrar por lá a Pedra de Roseta, um achado arqueológico de extrema importância, e ainda múmias egípcias. Também se podem visualizar as esculturas do Partenon, consideradas símbolos magnificientes da Grécia Antiga. A entrada no museu é gratuita.
O Natural History Museum, foi um museu que ficou por ver, bem que tentamos mas as filas eram tão extensas e demoradas que desistimos da ideia e partimos para outro. Nas proximidades encontra-se o Victoria and Albert Museum que é o museu das artes e do design.
Royal Albert Statue
Royal Albert Hall
Se possível passem pelo Royal Albert Hall e respectiva Statue para um momento fotográfico, estes elementos são realmente imponentes.
Relógios
É curioso a quantidade de relógios espalhados pela cidade, alguns deles são autênticos monumentos, belos e grandiosos.
Science Museum
Decidimos então, por visitar o Science Museum, onde se pode visualizar toda a evolução a nível tecnológico. Valeu a pena a experiência. A entrada neste museu é gratuita.
Propostas Culturais
- Royal Albert Hall
- Cochrane Theatre
- Apollo Victoria
- Victoria Palace
A cidade de Londres oferece uma panóplia de propostas culturais e diversão nocturna. Pode sempre assistir a uma peça de teatro no Cochrane Theatre, a um musical em Victoria Palace ou Apollo Victoria (entre outros), ou porque não ver um concerto no Royal Albert Hall. O difícil é mesmo escolher!
Cochrane Theatre
Apollo Victoria
Victoria Palace
Onde comer?
Londres não é uma cidade conhecida pela sua gastronomia. Tirando o English breakfast, que experimentamos e não recomendamos, não estamos a ver mais nada. Portanto, vai-se petiscando aqui e ali, trincando umas sandes por aí. Ou então opta-se por comida internacional: italiana, turca, japonesa, tailandesa, entre outras... mas, se quiser experimentar boa comida sem se preocupar com o dinheiro, apenas com a qualidade, recomendamos que reserve uma mesa num dos restaurantes do Gordon Ramsey e que desfrute da sua refeição!
Todas as fotos publicadas têm direitos de autor © Xana Gomez