21.8.14

Bolo de Bolacha com Cobertura de Frutos Silvestres

Hoje foi dia de Xana na cozinha, e para celebrar este acontecimento, nada como fazer um bolo de bolacha a pedido da família. Desta vez não usei bolacha ralada no topo, resolvi decorá-lo com frutos silvestres, só para dar um toque fresco e saudável à coisa! Como é claro, o bolo vai-se devorando aos poucos e poucos e antes que acabe, aqui fica a receita.



Ingredientes
2 pacotes de bolacha Maria ou Torrada (usei a torrada, só para variar)
1 chávena de café
3 folhas de gelatina
400 ml de água
2 colheres de sopa de whisky
400 ml de natas light
4 colheres de sopa de açúcar
frutos silvestres (morango, amora, framboesa)

Preparação
1. Colocar as folhas de gelatina em água fria. Em seguida, ferver os 400 ml de água e adicionar o café e o whisky.
2. Bater as natas com o açúcar até ficarem espessas (costumo deixar as natas e o recipiente no congelador durante uma hora para que as mesmas fiquem impecáveis).
3. Escorrer a gelatina, dissolve-la muito bem com uma colher de sopa do preparado anterior e juntar às natas mexendo bem.
4. Espalhar uma camada fina de natas sobre o fundo de uma forma de mola com 20 cm de diâmetro.
5. Mergulhar as bolachas no preparado de café e dispor uma camada por cima das natas. Cobrir as bolachas com outra camada de natas e depois outra camada de bolachas, desencontrada da primeira.
6. Repetir as camadas sucessivamente até as natas e as bolachas esgotarem. Ter o cuidado de calcular a última camada para que seja de natas.
7. Espalhar aleatoriamente os frutos silvestres no topo do bolo e em seguida levar ao frigorífico, pelo menos 4 horas para refrescar. E se a gula for mais forte, colocar o bolo no congelador durante uma hora.
8. No momento se servir, soltar as paredes do bolo com a ajuda de uma espátula e retirar o aro da forma. Colocar o bolo no prato de servir e está pronto a comer!

7.8.14

Baby Simon Nursery 2.0

O novo quartinho do Simão está a começar a ganhar forma! E eu não podia estar mais em pulgas para o decorar. O entusiasmo é mais que evidente, adoro a ideia de planear o novo local onde o meu bebé vai dormir, brincar, crescer e ser feliz. Já é a segunda vez que o faço, e isto acontece, porque mudamos de casa! Uma mudança é sempre complicada, mas com um bebé pequeno é qualquer coisa de extenuante, além das imensas caixas espalhadas por todo o lado e do não saber das coisas importantes, tenho um bebé a chorar como música ambiente...


Mas no meio desta enorme confusão, ainda consegui fazer algo interessante. Aproveitei algumas peças de mobiliário antigas e resolvi integrá-las na nova decoração. As peças foram: uma cadeira e uma mesinha da bisavó, que por sinal, ficam tão bem no novo quartinho do Simão! Gostei imenso de as restaurar. E parece que o baby boy também está a gostar das novas aquisições.