21.4.17

Um diário visual: no Forte de S. Filipe

"Ponto turístico de passagem obrigatória no concelho de Setúbal, o Forte de S. Filipe foi outrora um importante bastião defensivo e de controlo da cidade. Embora a data do início das obras não reúna unânimidade junto dos historiadores, a ordem de construção da fortaleza é apontada ao ano de 1582, altura em que D. Filipe II visitou Setúbal. O Castelo de S. Filipe, mais frequentemente designado por forte ou fortaleza, desempenhou um papel tático de reforço a linha de defesa da costa portuguesa, fustigada por piratas do norte da Europa e de África. Actualmente a funcionar como Pousada de Portugal, possui uma capela barroca, revestida a azulejo, datados de 1736, da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes, retratando cenas da vida de S. Filipe." - Texto retirado do site da Câmara de Setúbal, ler na íntegra aqui.




Das muralhas da fortaleza vislumbra-se uma das vistas panorâmicas mais arrebatadoras da cidade e da baía de Setúbal.


De enaltecer a vista do Forte de S. Filipe para a Península de Tróia. É de ficar... hipnotizado num imenso azul cintilante!




Um autêntico pedaço de paraíso onde a serra e o mar se encontram, dando origem a esta deslumbrante paisagem, em tons de verde e azul.


instagram @xana_gomez

Sem comentários:

Enviar um comentário