O Natal está aí à porta, assim como o frio e a vontade em ficar em casa, no conforto do lar e no aconchego da família. Nesta época do ano também surge a vontade de passar mais tempo na cozinha, a experimentar receitas ou simplesmente a inventar um bocadinho.
O miúdo já colabora na cozinha e interessa-se pela parte laboratorial da coisa, o pesar, o medir, e o misturar os ingredientes. Embora ainda não aprecie uma panóplia enorme de alimentos, existe um que não escapa: bo-la-chas. E porque não, fazer umas caseiras com os aromas típicos desta época: gengibre e canela?!
Estas bolachas caseiras com sabor a Natal são óptimas para se fazer com os pequenotes, o processo é relativamente simples e divertido. Podemos usar cortadores de massa com diferentes formas e feitios: bonecos, estrelas, corações, etc.
Pode-se fazer a mais para guardar, estas bolachas aguentam uma semana ou talvez mais, se bem acondicionadas num frasco. Dão um óptimo miminho para oferecer àqueles de quem mais gostamos (pais, avós, tios, primos, educadores).
Ingredientes
2 chávenas de farinha de trigo
1/2 chávena de farinha de milho
1/2 chávena de farinha de linhaça
1 chávena de açúcar mascavado
1 chávena de manteiga
1 ovo inteiro
especiarias: gengibre, canela, noz moscada q.b.
Preparação
1. Misturar as farinhas com as especiarias em forma de vulcão, em cima de uma superfície lisa e limpa.
2. Abrir uma cratera no centro e adicionar o açúcar e a manteiga. Amassar primeiramente o açúcar com a manteiga, e em seguida adicionar o ovo. Continuar a amassar.
3. Lentamente, envolver os ingredientes secos (mistura de farinhas com especiarias) ao preparado e amassar ligeiramente até obter uma massa homogénea.
4. Envolver com película aderente e deixar repousar no frio, durante 30 minutos.
5. Polvilhar a área de trabalho e o rolo da massa com farinha e estender a massa até que ela fique com 3mm de espessura. Cortar as bolachas com a ajuda de um corta massas.
6. Colocar as bolachas num tabuleiro de ir ao forno, forrado a papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante 10-15 minutos.
7. Ir vigiando o forno para ter a certeza de que as bolachas não queimam. Deixar arrefecer e saborear, ou então, guardar num frasco.