29.12.17

Pela wonderland Lisboa

Pela primeira vez os três numa roda gigante!!! Desta vez, resolvemos enfrentar as filas e o possível receio das alturas do pequenote. No ano passado, foi assim, optamos por ficar com os pés bem assentes no chão. Correu tudo bem, embora ficar parado lá em cima, possa ser um pouco intimidante. Valeu a pena, a longa espera, a paisagem lá em cima é arrebatadora. Ainda que o dia estivesse nublado, foi possível tirar umas fotos bonitas e contemplar vistas para o Marquês de Pombal e Parque Eduardo VII. Tão bom, coleccionar memórias em família! A repetir para o próximo ano...


instagram @xana_gomez

25.12.17

Christmas time!

Por aqui ainda se sente o espírito natalício, que até então andava meio adormecido. Mas com crianças por perto é quase impossível não ficar "apanhada" pela magia do Natal, na sua mais pura essência, livre de consumismos e coisas extremas. Pequenos seres cheios de energia enchem os nossos dias de alegria. Que o Natal se estenda por muitos mais dias...


A nossa mesa da consoada, simples e elegante. A peça central é inteiramente orgânica e foi elaborada por mim, ainda que de uma forma tosca, deu boas vibrações ao espaço. É composta por pequenos ramos de medronheiro e respectivos frutos - os medronhos, nozes e uma vela vermelha em forma de bola. 


Detalhe dos guardanapos de pano
alecrim e pau de canela


A árvore sobreviveu até ao momento de se abrirem os presentes!!! Não sei como?! Tudo indicava o contrário. Uma criança curiosa e duas gatas traquinas, que a cada instante tentavam fazer das suas, lá se aguentou de pé. Se vai continuar inteira por mais uns dias?! Provavelmente, não...


instagram @xana_gomez

22.12.17

Bolachinhas de gengibre e canela

O Natal está aí à porta, assim como o frio e a vontade em ficar em casa, no conforto do lar e no aconchego da família. Nesta época do ano também surge a vontade de passar mais tempo na cozinha, a experimentar receitas ou simplesmente a inventar um bocadinho.

O miúdo já colabora na cozinha e interessa-se pela parte laboratorial da coisa, o pesar, o medir, e o misturar os ingredientes. Embora ainda não aprecie uma panóplia enorme de alimentos, existe um que não escapa: bo-la-chas. E porque não, fazer umas caseiras com os aromas típicos desta época: gengibre e canela?!


Estas bolachas caseiras com sabor a Natal são óptimas para se fazer com os pequenotes, o processo é relativamente simples e divertido. Podemos usar cortadores de massa com diferentes formas e feitios: bonecos, estrelas, corações, etc.

Pode-se fazer a mais para guardar, estas bolachas aguentam uma semana ou talvez mais, se bem acondicionadas num frasco. Dão um óptimo miminho para oferecer àqueles de quem mais gostamos (pais, avós, tios, primos, educadores).

Ingredientes
2 chávenas de farinha de trigo
1/2 chávena de farinha de milho
1/2 chávena de farinha de linhaça
1 chávena de açúcar mascavado
1 chávena de manteiga
1 ovo inteiro
especiarias: gengibre, canela, noz moscada q.b.


Preparação
1. Misturar as farinhas com as especiarias em forma de vulcão, em cima de uma superfície lisa e limpa.
2. Abrir uma cratera no centro e adicionar o açúcar e a manteiga. Amassar primeiramente o açúcar com a manteiga, e em seguida adicionar o ovo. Continuar a amassar.
3. Lentamente, envolver os ingredientes secos (mistura de farinhas com especiarias) ao preparado e amassar ligeiramente até obter uma massa homogénea. 
4. Envolver com película aderente e deixar repousar no frio, durante 30 minutos.
5. Polvilhar a área de trabalho e o rolo da massa com farinha e estender a massa até que ela fique com 3mm de espessura. Cortar as bolachas com a ajuda de um corta massas.
6. Colocar as bolachas num tabuleiro de ir ao forno, forrado a papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante 10-15 minutos.
7. Ir vigiando o forno para ter a certeza de que as bolachas não queimam. Deixar arrefecer e saborear, ou então, guardar num frasco.