O Jardim Botânico de Coimbra está localizado no coração da cidade, desde 1772, por iniciativa do Marquês de Pombal. Estende-se por terrenos com mais de 13 hectares, grande parte desses terrenos foram doados pelos frades Beneditinos. No jardim podemos encontrar vários espaços: a Alameda das Tílias, a Estufa Grande, a Estufa Fria, o Fontanário no quadrado central, o Bambozal, entre outros recantos que nos convidam a um passeio.
Estufa Fria 🌴 (em renovação)
Bambuzal
Bambuzal do Jardim Botânico de Coimbra, aqui encontramos paz ao som dos passarinhos. 🕊 O ambiente é tranquilo e relaxante, ideal para passeios em família. Aqui conseguimos observar e respirar natureza. 🌿 Nem parecia que estávamos em plena cidade!
Capela de São Bento ⛪
Ainda no Bambuzal, podemos encontrar a Capela de São Bento, inicialmente uma casa de fresco do séc. XVII que foi adaptada a local de oratória na época dos frades Beneditinos. Descobrimos que uma casa de fresco, como o próprio nome indica é um local fresco, feito em pedra, onde as pessoas se abrigavam do sol e do calor para contemplarem o seu jardim.
🎋
Exploramos a Alameda das Tílias. E em seguida visitamos o terraço em forma de quadrado, considerado o "berço" do jardim. Este quadrado central foi projetado geometricamente com vários canteiros, onde reina uma diversidade de sebes, árvores e arbustos que contornam um imponente Fontanário.
Quadrado Central / Fontanário ⛲
Sem comentários:
Enviar um comentário