22.12.20

Bolachinhas de especiarias

Estas bolachinhas caseiras com sabor a especiarias, são óptimas para se fazer com os pequenotes, o processo é relativamente simples e divertido. Tradicionalmente, estas bolachas fazem-se durante a época natalícia, mas por aqui são tão populares que é em qualquer altura do ano. Podemos usar vários cortadores de massa: bonecos, estrelas, corações, animais, ou outros... para dar formas queridas às nossas bolachinhas.


Uma vez que vamos ter o trabalho de fazer e cortar a massa, porque não fazer a mais?! As bolachinhas quando bem acondicionadas num frasco, aguentam cerca de uma semana. São também ideais para oferecer àqueles de quem mais gostamos. Um miminho que de certo vão apreciar.

Ingredientes
2 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de amido de milho
1 chávena de açúcar mascavado
1/2 chávena de creme vegetal
1/2 chávena de azeite extra-virgem
1 ovo inteiro
1 pitada de sal
especiarias: gengibre, canela, q.b.
açúcar em pó para polvilhar 


Preparação
1. Misturar as farinhas com as especiarias em forma de vulcão, em cima de uma superfície lisa e limpa.
2. Abrir uma cratera no centro e adicionar o açúcar, o creme vegetal, o azeite, a pitada de sal e o ovo inteiro.
3. Amassar primeiramente os ingredientes adicionados ao centro do vulcão.
4. Em seguida, envolver os ingredientes secos (mistura de farinhas com especiarias) ao preparado e amassar até obter uma massa homogénea. 
5. Fazer uma bola e envolver em película aderente. Deixar repousar, cerca de 30 minutos no frigorífico.
6. Polvilhar a área de trabalho e o rolo com farinha e estender a massa até aos 4mm de espessura. Cortar as bolachas com a ajuda de um corta massas.
7. Colocar as bolachas num tabuleiro de ir ao forno, forrado a papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante 10-15 minutos.
8. Ir vigiando o forno para ter a certeza de que as bolachas não queimam. Deixar arrefecer e saborear, ou então, guardar num frasco para mais tarde.
9. Passo opcional, polvilhar com açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário