Paris, a cidade da luz e do amor! É efectivamente uma cidade de passagem obrigatória. Tanto é que a visitei por duas vezes, na companhia do meu mais-que-tudo! As viagens foram realizadas em 2009 e posteriormente em 2011. Ambas completamente inseridas no conceito low-cost. Vou deixar algumas sugestões daquilo que se pode ver e sentir em Paris. Espero que apreciem e que seja um incentivo para a vossa própria viagem!
Antes de viajar, deve sempre fazer o trabalho de casa! Organizar e planear a viagem com antecedência, é meio caminho andado para que tudo corra bem e se consiga conhecer o máximo de coisas possíveis. Para optimizar o seu tempo, sugerimos que reserve ou compre os bilhetes online, para museus e monumentos bastante procurados pelos turistas. Esse pequeno gesto, só vai facilitar as coisas, evitando passar horas nas filas.
Deslocação Aérea
Apanhamos o voo da companhia aérea Ryanair no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto com destino ao aeroporto de Beauvais, Paris.
Existem vários aeroportos na cidade de Paris, os dois principais são o de Orly e o de Charles de Gaulle. Já o aeroporto de Beauvais é secundário e usado basicamente por companhias low-cost. O que quer dizer que nos vai deixar longe do centro da cidade e é necessário utilizar outro meio de transporte para fazer a ligação. Nós apanhamos um bus que nos deixou em Porte Maillot.
Estadia
Através do booking reservamos um quarto bastante agradável no hotel Ibis no centro da cidade, mesmo ao pé da Torre Eiffel. O pequeno-almoço estava incluído. Lógico que agendamos com alguma antecedência, caso contrário, não ficaria tão em conta. Optamos por ficar no centro, pois desta forma, poderíamos ir a pé para todo o lado, e é assim que se conhece melhor, os locais, as ruas, as pessoas, etc!
Transportes Públicos
- Metro
- RER (comboio)
- Bus
Transportes de Recreio
- RER (comboio)
- Bus
A rede de transportes em Paris funciona muito bem. O metro é o meio de transporte mais utilizado, não só pela sua rapidez, mas também pela sua extensão. Tem cerca de 16 linhas, cobrindo a cidade de Paris em toda a sua área e faz inúmeras ligações com o RER (comboio), permitindo deste modo chegar à periferia de uma forma fácil e rápida. Existem cartões com viagens ilimitadas para toda a rede de transportes, válidos de 1 a 5 dias, que também proporcionam vários descontos na entrada em museus, galerias, monumentos, etc. Mais info aqui.
Transportes de Recreio
O passeio de barco além de romântico, no caso de ser uma viagem a dois, também tem o poder de despertar sensações incríveis e proporcionar uma outra perspectiva sob a cidade. Vale bem a pena passear nos contornos do rio Sena e saborear a paisagem.
Passeio de barco pelo Sena |
O que visitar?
Em Paris existe imensa coisa a explorar, ficam aqui algumas sugestões do que se pode fazer, desde actividades ao ar livre, com ou sem entretenimento, passando por visitas a museus e/ou monumentos e terminado com algumas propostas culturais. Para obter mais informaçoes, pode sempre comprar o Pariscope, que é nada mais, nada menos, que um guia de eventos sobre tudo o que se está a passar na cidade-luz.
Espaços Ao Ar Livre
- Margens do Rio Sena
- Jardins da Torre Eiffel
- Jardins des Tuileries
- Margens do Rio Sena
- Jardins da Torre Eiffel
- Jardins des Tuileries
Margens do Rio Sena
Os espaços ao livre são óptimos para passear, relaxar ou mesmo fazer um piquenique. São também uma fonte inesgotável de energia e ar puro, servem para revitalizar o espírito e prepará-lo para mais uma aventura.
Jardins da Torre Eiffel
Jardins des Tuileries
(Jardins do Museu do Louvre)
Museus / Monumentos
- Arc du Triumph
- Arc du Triumph du Carrousel
- Musée du Louvre
- Musée du Quai Branley
- Centre Pompidou
- Torre Eiffel
- Notre Dame
Paris é uma cidade com história e como tal é possível visualizar a cada passo que dá, monumentos imponentes repletos de detalhe, como é o caso destes que se seguem:
Arc du Triumph / Arc du Triumph du Carrousel
O Arco do Triunfo situa-se numa das extremidades da Avenida Champs-Élysées, mais precisamente na praça Charles de Gaulle. Já o Arco do Triunfo do Carrossel fica situado na praça do Carrossel, junto ao Louvre.
Musée du Louvre
Para quem aprecia arte (e até mesmo para quem nada percebe do assunto) o museu do Louvre é sem dúvida um local obrigatório e para muitos o principal motivo da visita à cidade das luzes (o famoso quadro da Mona Lisa encontra-se aqui). É juntamente com o British Museum o maior museu generalista do mundo, em termos de área e número de peças em exposição, sendo o museu de Paris mais virado para arte antiga - com grande destaque para a pintura a óleo - e o seu congénere britânico para a arte generalista. A possibilidade de observar de perto obras de Michelangelo, Raffaello, Leonardo da Vinci, entre outros é efectivamente uma das mais-valias de Paris. Mas não só de pinturas a óleo e esculturas vive o museu do Louvre. Aqui também é possível encontrar arte egípcia, assim como os aposentos de Napoleão. Para os verdadeiros apreciadores de arte (experts ou não) convém reservar pelo menos um dia para ver tudo, ou quase tudo e convém chegar lá pelo menos uma hora antes da abertura do museu.
Musée du Quai Branly
Se pretende visitar mais museus para além do Louvre, podemos sugerir uns tantos, mas ficam aqui dois que merecem destaque: o Musée du Quai Branly e o Centre Pompidou, que albergam exposições permanentes, assim como algumas temporárias. Fique a saber que pode visitar grande parte dos museus de forma gratuita, no primeiro Domingo de cada mês. Boa sorte, pois as filas são longas!
Centre Pompidou
Torre Eiffel
Como é lógico, a Torre Eiffel dispensa apresentações e também é escusado dizer que a visita é obrigatória e o registo fotográfico, idem aspas! Se conseguir, suba à torre e desfrute da vista magnífica sob a cidade. Não se esqueça de reservar o bilhete previamente. Consulte os preços aqui.
Notre Dame
Esta catedral de estilo gótico situa-se na pequena ilha - Île de la Cité - e é umas das mais antigas de Paris. O acesso ao seu interior é livre. Se pretender ir até ao topo terá de pagar para subir.
Entretenimento
- Avenue des Champs-Élysées
- Moulin Rouge et Montmartre
- Opera de la Bastille
- EuroDisney
Embora fique deslocada do centro de Paris, a EuroDisney é um dos principais pontos turísticos, que faz as delícias de pequenos e graúdos! Infelizmente não tivemos oportunidade de a visitar (talvez num futuro próximo, quem sabe), mas fica aqui a referência. Obtenha mais detalhes no site oficial, existem diversos pacotes para visitar os parques temáticos.
Avenue des Champs-Élysées
Na longa e bela avenida Champs-Élysées podemos encontrar lojas, cafés e restaurantes que exalam requinte e sofisticação, proporcionando sensações de bem-estar. Além de ser uma das avenidas mais movimentadas da cidade, também é das mais caras, seja lá como for, ela faz com que as pessoas se rendam aos seus encantos!
Moulin Rouge
O Moulin Rouge situa-se na Boulevard de Clichy em pleno bairro Montmartre. É um lugar místico da noite parisiense, que continua a oferecer uma grande variedade de espectáculos para todos os que querem viver o ambiente boémio da Belle Époque. Os preços são um pouco rebuscados, isto se adicionar o jantar enquanto assiste ao espectáculo! Adiante, a visita é obrigatória, nem que não seja para fotografar o local. Se for de metro, deve sair em Pigalle, e dar uma vista de olhos nesta zona emblemática de Paris que é conhecida pelos seus clubs nocturnos, sex shops, etc. Ainda em Montmartre pode visitar a Basilique du Sacré-Couer e o Café des Deux Moulins (o famoso café da Amélie Poulain).
Opera de la Bastille
As propostas culturais são tantas, o difícil é mesmo escolher! E porque não ir até à ópera! A Ópera de la Bastille situa-se num edifício moderno, projectado pelo arquitecto Carlos Ott. Se ainda não assistiu a uma, experimente! Caso, esse tipo de espectáculo não seja o seu forte, pode sempre ir ver o exterior da Ópera Garnier, cujo edifício é considerado uma das obras-primas da arquitectura Neo-Barroca.
Onde comer?
Paris é conhecida pela sua boa gastronomia. Em qualquer canto come-se bem, não importa se é um brasserie, um bistrô, um café, ou até mesmo uma barraquinha de esquina... dá gosto passear em ruas perfumadas, onde o aroma a baguette, a croissant, a gaufre, a macaron ou a crêpe paira no ar, deixando qualquer um a suspirar e a libertar "huuumms" de satisfação!
Almoçar, lanchar e jantar em zonas turísticas:
Avenue des Champs-Élysées - nem só de lojas vive esta avenida, existe uma variedade enorme de cafés e restaurantes, fica aqui uma das imensas sugestões possíveis, o Chez Clement. Em Saint Germain des-Prés - podemos ir até ao Café des Deux Magots e/ao Café de Flore. Em Montmartre - fica como sugestão o Café des Deux Moulins (café da Amélie) e o Chez Papa. No charmoso bairro Le Marais - podemos encontrar bons restaurantes, se bem, que os preços são um pouco elevados. Segundo o que dizem, no Breizh Café comem-se os melhores crepes da cidade. Não sei se, por ser uma crêperie tendência, ou não, preferimos evita-la e explorar outras. Ao pé do Pompidou - Crêperie Beaubourg, excelente relação qualidade-preço.
Todas as fotos publicadas têm direitos de autor © Xana Gomez
Sem comentários:
Enviar um comentário