A primeira vez que tentei fazer a massa para a pizza, as coisas não correram tão bem, talvez a receita não tenha sido a mais indicada. Aprecio pizza com a massa fina e isso não aconteceu, a massa saiu alta, não muito fofa e crua no meio. Paciência, na próxima vez há-de correr melhor! Numa segunda tentativa, a massa para a pizza ficou perfeita, fina e estaladiça, tal e qual como eu gosto! E a pizza, diga-se em voz alta, estava deliciosa! O truque aqui é encontrar uma receita que vá de encontro com os nossos gostos e esperar que tudo corra bem. Caso contrário, vai-se tentando até lá chegar!
Ingredientes para a Massa
300 gr de farinha
1,5 dl de água morna
10 gr de fermento de padeiro
3 colheres de sopa de azeite
sal
Ingredientes para o Recheio
1 embalagem de cogumelos portobello
1 frasco de tomate para pizza
150 gr de queijo mozarrella
150 gr de queijo da ilha
sal, pimenta e oregãos
Preparação
1. Numa caçarola, misturar bem a farinha com o fermento, a água, o sal e o azeite até se obter uma massa homogénea. A massa deve ficar mole, sem no entanto, colar aos dedos. Juntar mais farinha se ela pegar ou mais água se estiver espessa demais.
2. Depois da caçarola estar coberta com um pano, deixar levedar num local quente (eu deixei próxima do forno pré-aquecido a 200º), durante mais ou menos 1 hora.
3. Pincelar os tabuleiros de ir ao forno com azeite. Dividir a massa em duas porções e estendê-la finamente com a ajuda de um rolo, sobre a bancada polvilhada com farinha.
4. Temperar o tomate com sal e pimenta e espalhá-lo sobre a massa. Em seguida, limpar e laminar os cogumelos, para posteriormente colocá-los sobre o tomate.
5. A seguir, distribuir pela pizza os 2 tipos de queijo, mozzarella e queijo da ilha. Polvilhar com oregãos e para finalizar salpicar umas gotas de azeite.
6. Levar individualmente os dois tabuleiros ao forno e deixar cozer durante uns 15 a 20 minutos a 180º.