Bordalo II é um street artist oriundo de Lisboa, que faz intervenções no meio urbano através de pinturas e esculturas ricas em cor e movimento. A base de suporte das suas criações é feita através de objectos provenientes do lixo. Além de o fazer como forma de reciclagem, fá-lo também como crítica ao mundo e à sociedade em que vivemos. É notório o seu trabalho e de um modo sucinto posso afirmar que ele consegue transformar e muito bem, lixo em arte!
27.2.15
26.2.15
25.2.15
Bolo de Chocolate com Amêndoas Tostadas
E hoje deu-me para isto, fazer um bolo de chocolate extremamente delicioso e de fácil degustação - como não podia deixar de ser - e para o topo temos mais chocolate, rematando com umas quantas amêndoas laminadas tostadas!!!
Ingredientes Bolo
100 gr de farinha com fermento
100 gr de amêndoas moídas
7 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de café expresso
50 gr de manteiga
4 ovos
100 gr de açúcar mascavado
100 gr de beterraba cozida e triturada
spray de cozinha
Ingredientes Cobertura
200 gr de chocolate amargo
2 colheres de café expresso
1 colher de sopa de mel
amêndoas laminadas tostadas
Preparação
1. Pré-aquecer o forno a 180 graus.
2. Num recipiente, misturar os ingredientes secos: farinha, chocolate, amêndoas moídas e reservar. Borrifar levemente a forma com o spray de cozinha.
3. Com a batedeira em velocidade média, bater os ovos com o açúcar durante 5 minutos, até ficar um creme macio e esbranquiçado. Em velocidade baixa, bater as beterrabas trituradas e em seguida adicionar os ingredientes secos. Adicionar também a manteiga e o café.
4. Colocar o preparado na forma e levar ao forno durante 30 minutos. Inserir um palito no bolo para testar a cozedura da massa, se sair limpo, está no ponto, caso contrário, deixar cozer durante mais uns minutos.
5. Antes de desenformar o bolo, deve-se deixa-lo na forma, durante uns 10 minutos. E só então é que se pode desenformar o bolo sobre uma rede para arrefecer.
6. Em seguida, preparar os recipientes para o banho-maria e combinar todos os ingredientes da cobertura, mexendo delicadamente até que o chocolate derreta.
7. Com o bolo ainda na rede, despejar a cobertura generosamente, certificando que todos os lados fiquem cobertos. Agora já se pode transferir o bolo para um prato ou suporte de servir.
8. Colocar algumas amêndoas laminadas a tostar numa frigideira. Assim que ganharem um tom dourado, retirar e espalhar em cima do bolo.
24.2.15
Arroz integral com lentilhas e soja
Este aqui (o meu filhote) nunca gastou de carne nem de peixe, desde as primeiras vezes que experimentou tais alimentos até aos dias de hoje. É de facto uma criança DIFÍCIL. Portanto, por aqui continuamos a explorar novos alimentos, novos sabores e novas texturas para ver se o seu palato se desenvolve de uma vez por todas! Uma coisa é certa, a comida tem de ser saudável, bem confeccionada e também tem de ser atrativa. Atrativa não significa muito colorida, pois começa logo a brincar com ela, a atirá-la para o lado e a fazer aquela cara de “iek, que é isto?!” e não come nem um bocadinho. Então, tento ser engenhosa com as cores, sabores e apresentação da comida para despertar a sua curiosidade em querer experimentar.
Ingredientes
arroz integral
lentilhas sem casca
soja fina
azeite
alho
gengibre
sal
oregãos
Preparação
1. Passar a soja fina por água e levar ao lume a cozinhar durante 3-5 minutos para hidratar.
2. Refogar o alho e o gengibre ralado em azeite e adicionar uma porção de arroz integral para três porções de água. Deixar cozinhar durante 30 minutos.
3. Adicionar as lentilhas sem casca ao arroz e deixar a cozinhar durante 15 minutos.
4. Adicionar agora a soja fina e os temperos (sal e oregãos) e deixar a apurar durante 5 minutos.
5. Por fim colocar a comida em forminhas e servir.
Nota:
O arroz integral deve ser demolhado previamente. Eu deixei durante 6 horas, mas pode ficar de um dia para o outro.
Quinoa com soja fina, cenoura e maçã
Fiz esta receita especialmente para o meu bebé que continua a recusar a proteína animal. Como qualquer mãe que quer o melhor para o seu filho, tento diariamente encontrar novas soluções para que ele tenha uma alimentação completa e saudável. Comecei recentemente a explorar outras cozinhas (vegetariana, vegan) mas tudo na base da experimentação, com o intuito de oferecer comida saudável, bem confeccionada e saborosa. A quinoa, e obviamente a soja, são conhecidas como óptimas fontes de proteína. Portanto estavam mesmo a pedi-las para fazerem parte de uma bela refeição para o meu pequenote!
quinoa real
soja
azeite
cebola roxa
cenoura
maçã
sal
tomilho
canela
Preparação
1. Passar a soja fina por água e levar ao lume a cozinhar durante 3-5 minutos para hidratar.
2. Refogar a cebola roxa em azeite e adicionar uma porção de quinoa bem lavada, para duas porções de água. Deixar cozinhar durante 10 minutos.
3. Adicionar agora a soja fina e deixar a cozinhar durante 5 minutos.
4. Temperar a gosto com sal e tomilho.
5. Juntar agora as raspas de cenoura e maçã e temperar com um nadinha de canela em pó.
6. Por fim colocar a comida numa forma e de seguida desenforma-la num prato.
23.2.15
20.2.15
Bulgur salteado com legumes e cogumelos
O meu bebé anda numas de dizer NÃO à carne e ao peixe. Será que ele é vegetariano, pergunto-me imensas vezes?! Tem sido uma batalha enorme, fazer com que coma proteína animal, e por isso resolvi dar tréguas. Não vou insistir mais. Ele tem 20 meses e desde os 6 que recusa constantemente sopas e pratos com carne e peixe. Portanto tenho explorado a cozinha vegetariana e até agora tem corrido bem. Gosta de lentilhas ou grão sem casca, soja, quinoa, couscous. E recentemente bulgur! Hoje, resolvi experimentar esta receita de bulgur salteado com legumes e cogumelos.
Ingredientes
bulgur
cogumelos
espargos verdes
cenoura
couve de bruxelas
cebola roxa
alho
gengibre
tomilho
oregãos
sal
azeite
Preparação
1. Cozer o bulgur em água com um pouco de sal, durante 10 - 15 minutos.
2. Cortar os legumes a gosto, pode ser em cubos ou em tiras e cozinha-los a vapor.
3. No wok refogar com azeite, o alho esmagado, o gengibre raspado e a cebola cortada às rodelas finas. Em seguida saltear os cogumelos previamente laminados. Temperar com sal.
4. Assim que o bulgur e os legumes estiverem prontos, adiciona-los aos cogumelos, no wok e temperar a gosto com oregãos e tomilho.
5. Por fim colocar a comida numa forma e de seguida desenforma-la num prato.
Cá em casa, aproveitamos a onda vegetariana do pequenote para fazermos da nossa alimentação, uma alimentação mais saudável. O que é fantástico! Nós gostamos do bulgur e o bebé gourmet também, embora muito selectivo com os legumes, não apreciou a couve de bruxelas, nem mesmo picadinha...
14.2.15
You Are My Person
Comemorar ou não o dia de S. Valentim?! O mais importante é o afecto e esse sim deve ser celebrado de preferência todos os dias. Existem inúmeras sugestões para este dia, que até faz impressão. Eu cá prefiro algo mais confortável, como ficar em casa com as pessoas mais importantes da minha vida, o hubby e o baby, a partilhar beijos e abraços bem apertadinhos. Já agora, feliz dia dos namorados!
coffee mug by Avonnie Studio |
photo: web |
12.2.15
Carne de Porco à Alentejana
Esta receita de carne de porco à alentejana é adaptada da receita original. Uma versão mais leve e saudável, mas igualmente deliciosa. Uma das alterações que fiz foi substituir o vinho branco por sumo de limão e acrescentar um novo elemento, a cenoura cortada aos cubinhos.
Ingredientes
carne de porco cortada aos cubos
amêijoas
alho
cebola
cenoura cortadas aos cubinhos
azeite
limão
tomilho
massa de pimentão
coentros picados
sal
pimenta
batatas cortadas aos cubos
Preparação
1. Colocar as amêijoas de molho para libertar as areias.
2. Num recipiente, temperar a carne com alho esmagado, tomilho, massa de pimentão, sal, pimenta e sumo de limão. Deixar a marinar durante +/- 1 hora.
3. Cortar as batatas aos cubos e fritar.
4. Num tacho refogar a cebola picada no azeite e selar os cubos de carne sem a marinada. Em seguida adicionar os cubinhos de cenoura e deixar a cozinhar durante 5 minutos.
5. Juntar a marinada com um pouco de água e deixar a cozinhar, durante 5 a 10 minutos.
6. Adicionar as amêijoas e deixar a cozinhar até abrirem, aproximadamente 5 minutos.
7. Num prato fundo colocar as batatas cortadas aos cubos, espalhar o preparado de carne e amêijoas por cima e regar com o molho.
8. Por fim, adicionar os coentros picados e se quiser, pode decorar com gomos de limão.
Cá em casa, o pessoal provou e aprovou! :)
10.2.15
Dream Papercut by Dmytro and Iuliia
Dmytro e Iuliia são dois artistas oriundos de Kiev, Ucrânia. E com apenas uma única folha de papel conseguem fazer arte através de recortes manuais de lindas silhuetas de papel interligadas. Incrível o detalhe no seu trabalho minucioso, onde as cenas de natureza ou de jovens casais apaixonados predominam. Cada peça pode levar algumas horas ou até vários dias a ficar pronta, mas vale bem a pena cada segundo "sacrificado". Recomendo um olhar atento a estas magníficas obras de arte.
9.2.15
Subscrever:
Mensagens (Atom)